domingo, 1 de junho de 2014

Guia completo para ter uma pele perfeita sem maquiagem


 Dias normais são na maioria das vezes corridos e acabamos deixando de lado os cuidados com a nossa pele. O resultado disso é exagerar na maquiagem quase todos os dias. Mas e se você desse mais atenção a sua pele? Se ela pudesse ser perfeita sem maquiagem? Não, pele igual ao Photoshop não existe mas você pode deixa-la muito mais saudável e evitar o acne e o aumento de oleosidade da pele. 
Vamos a dez dicas super legais pra você ficar de bem com o espelho sem a maquiagem:

1- Fuja do banho com água muito quente, pois ela retira a camada de oleosidade da pele.

2- Não ultrapasse os 15 minutos embaixo do chuveiro. Quanto mais tempo você fica em contato com a água, mais ela remove o hidratante natural da pele, provocando o ressecamento.

3- Use um sabonete de formulação suave e que proteja a pele. Prefira produtos que ofereçam ingredientes e emolientes, que ajudam a manter a integridade da camada de oleosidade. Ainda assim, limita-se a aplicar o produto apenas nas axilas, nas costas e nos pés.

4- Evite as buchas vegetais ou esponjas industrializadas durante o banho. Utilizadas diariamente, elas contribuem para retirar a oleosidade da pele. Só recorra a elas para higienizar axilas, costas e pés e, uma vez por semana, para fazer esfoliação.

5- Aplique uma loção ou creme hidratante diariamente logo após o banho. As formulações oferecem uma combinação de ingredientes emolientes e umectantes que ajudam a diminuir a evaporação de água pela pele e também a formar uma película protetora.

6- se, ao tomar banho, à noite, estiver com preguiça de passar hidratante, substitua-o pelo óleo de banho sem enxágue.

7- Dê uma atenção especial às regiões mais ressecadas do corpo, como joelhos, cotovelos e pernas, aplicando mais loção hidratante, pois são áreas que sofrem especialmente com o atrito das roupas e ressecamento.

8- Procure ingerir pelo menos dois litros de água por dia, para hidratar o organismo. Como consequência, sua pele ficará mais bonita.

9- adote uma loção específica, de preferência com protetor solar, para as mãos. Leve-a na bolsa ou deixe-a no trabalho. Aplique o produto várias vezes ao dia, porque as mãos ressecam muito ao ficarem expostas ao frio e à água.

10- seja fiel aos exercícios físicos, pois eles ativam a circulação, trazendo mais nutrientes para a pele e, de quebra, queimando calorias e compensando os excessos alimentares, tão comuns nos dias frios.
 


 Alguns produtos também ajudam e muito a melhorar o aspecto da pele:


Tônico
Ele não é só uma frescurinha nos cuidados diários. "Os benefícios de quem usa o produto após a lavagem são poros visivelmente contraídos, cútis uniforme (inclusive ao toque), pH equilibrado e, o maior de todos eles, pele mais receptiva aos ativos dos passos a seguir, como o hidratante ou creme de tratamento", fala Marcelo Bellini, dermatologista da Clínica Corpo em Evidência, de São Paulo e consultor de WH. Aplique com um disco de algodão, fazendo movimentos circulares e dando leves batidinhas. Fuja das versões adstringentes, com álcool na fórmula (muitas vezes ele está camuflado entre os ingredientes como propilenoglicol). 

Vitamina C
Quer um tratamento vitaminado - literalmente - para prevenir o envelhecimento e tratar os primeiros sinais da idade? Vá de cosméticos com vitamina C, que estimulam a produção de colágeno e a renovação celular. Mas não vale qualquer tipo: procure pelas fórmulas com ácido L-ascórbico, que promove melhor penetração, ou com algisium C, uma mistura com silício que garante mais estabilidade à vitamina. 
 
Máscara
Poucos minutos com ela no rosto e, voilà, você turbina os resultados de uma semana toda de tratamento. Existem opções para todos os gostos: cremosas, peel-off, esfoliantes, hidratantes, clareadoras, calmantes... Novidade três em um para testar em casa: versão com algas (clareiam, neutralizam radicais livres e aceleram a renovação celular) e enzimas terapêuticas (fazem uma espécie de esfoliação) que melhora a textura da pele, uniformiza o tom e hidrata.
 
Protetor solar
É item obrigatório na rotina de beleza feminina - mesmo na de quem trabalha em ambientes fechados -, já que a luz artificial também causa danos à tez. Ao usar o fotoprotetor diariamente (sim, até em dias nublados), você estará protegendo a face do câncer, do fotoenvelhecimento e do aparecimento de manchas. Na hora de comprar, escolha um FPS acima ou igual a 30 e o veículo que melhor combina com seu tipo de pele (gel ou loção para as oleosas e creme ou emulsão para as secas).  

Sabonete facial
É muito necessário usar um sabonete indicado para o seu tipo de pele (não, lavar o rosto durante o banho com o sabonete corporal não dá no mesmo!). Isso porque o pH da tez do rosto não é o mesmo que o do restante do corpo - melhor se seu produto se aproximar do pH 5. Mesmo que sua pele seja oleosa, não use o limpador mais do que duas vezes ao dia para evitar o efeito rebote (produção de óleo devido ao ressecamento excessivo). As versões líquidas são mais higiênicas, pois têm menor chance de contaminação. 
 
Hidratante
É o primeiro anti-idade de toda mulher - com uma pele hidratada, as chances de as linhas de expressão aparecerem são bem menores. "Escolha seus produtos de acordo com seu tipo de pele (seca, mista, oleosa...) e necessidade (rejuvenescer, clarear...) e use-os religiosamente duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, mesmo se a sua é oleosa", fala Daniela Landim, dermatologista especialista em medicina estética, de São Paulo. Dê atenção especial à versão noturna, com ativos anti-idade. Durante o sono, a renovação celular e a absorção dos nutrientes são maiores. Use a medida de uma moeda de 1 real para rosto e pescoço e passe a mesma quantidade no colo. 
 
Karité
A substância, geralmente utilizada em forma de manteiga, é uma arma poderosa para manter a pele hidratada. Seu segredo? Os ácidos graxos e ômega-6, importantes no processo de formação de ceramidas, fazem as células armazenarem mais água e aumentam a capacidade de regeneração. Vale para rosto e corpo! 
Limpeza de pele
Sofrimento que vale a pena: a sessão aperta-aperta remove parte das células mortas da camada córnea (epiderme) e limpa o ducto que leva o sebo das glândulas sebáceas para a superfície da pele. Resultado? Fim dos cravos aparentes e menor chance de a acne inflamatória infernizar seu rosto. Quem é muito sensível ao procedimento deve ficar com a extração via sucção. Visite a esteticista a cada dois meses para repetir a ação.
 
Esfoliante
Sua função é remover células mortas e deixar o rosto liso em instantes. Os benefícios, porém, vão além disso: ao renovar a pele, os ativos dos produtos aplicados no dia a dia, como dos hidratantes, atuam com maior eficácia. Ou seja, resultados mais rápidos! "Prefira produtos  com partículas finas (agridem menos) e espalhe em movimentos circulares", fala Karla Assed, dermatologista do Centro Avançado de Dermatologia, do Rio de Janeiro. "Realize o ritual pelo menos a cada 30 dias." 
 
Ginástica Facial
Os músculos do rosto também precisam de exercícios - diários, se possível. Separe cinco minutos para a seguinte rotina sugerida por Vanderléia de Azevedo, esteticista facial e proprietária do Venus'Secret Spa, de São Paulo:
1. Abra e feche a boca como se estivesse falando a letra "o"; 
2. Arregale e feche os olhos, levantando e abaixando as sobrancelhas; 
3. Sorria e use dois dedos de cada lado para esticar a pele na direção das bochechas às maçãs do rosto; 
4. Dê pequenos beliscões nos lábios e ao redor deles e 
5. Alise a região entre as sobrancelhas. Complete dez repetições de cada passo.
 

0 comentários:

Postar um comentário