segunda-feira, 2 de março de 2015

Coisas que você não sabia sobre os ovos


O ovo é um ingrediente muito comum na alimentação, pois possui um alto conteúdo em nutrientes como vitaminas, minerais e proteínas. Estes nutrientes não são produzidos pelo nosso corpo, por isso devemos trazê-los nós mesmos através de nossa dieta, ele também possui um baixo aporte calórico.
Este alimento é indispensável em alguns grupos com necessidades específicas, como os adolescentes, gestantes, idosos, vegetarianos e para pessoas que realizam dietas hipocalóricas. Por ser um dos alimentos mais importantes e nutritivos, trazemos uma lista do que, possivelmente, você não sabia sobre este alimento.

A cor dos ovos

Isto é determinado pela cor da galinha que põe o ovo, já que se a galinha for de cor marrom por consequência o ovo sairá desta cor, e se pelo contrário a galinha for branca a casca sairá de cor branca. É um fator genético.

Como saber se o ovo está fresco?

ovo
Ao contrário do que pensam muitas pessoas, ver se um ovo está fresco ou não é muito fácil, basta submergi-lo na água e ver se não flutua.

Como preparar um ovo de forma saudável?

Quando fritamos o ovo, adicionamos muito óleo que altera as propriedades do ovo, desequilibrando a gordura e as propriedades naturais que o ovo contém. Por tudo isso o ideal seria cozinhá-lo por uns 10 minutos, assim não se altera nenhuma de suas propriedades.

As gemas

ovo-500x325
Todos que consumiram ovos em algum momento observaram que algumas gemas são mais pálidas que outras, isto se deve a alimentação que a galinha recebe, seja da granja, terra ou gaiolas.

O ovo para grávidas

É muito importante consumi-lo nesta etapa, já que é imprescindível para odesenvolvimento do cérebro do bebê durante a etapa de gestação, graças ao seu alto conteúdo em colina.

Benefícios do ovo para idosos

Nos idosos, o ovo conta com os seguintes benefícios: previne a perda da visão que ocorre com o transcorrer dos anos, ajuda também a prevenir a degeneração muscular e reduz a incidência das cataratas.

Produção e consumo do ovo

ovos. pietroizzo
Produz-se aproximadamente 1.2 trilhões de ovos anualmente. Uma pessoa, em média, consume ao redor de 173 ovos por ano e por mais incrível que pareça 40% da produção mundial do ovo é consumida da China.

Quantos ovos uma galinha produz?

Talvez você tenha se perguntado em algum momento quantos ovos uma galinha põe, e esta é a resposta: em média a galinha pode por de 250 a 270 ovos por ano, ainda que possa haver ocasiões especiais em que pode produzir mais de 300 ovos por anos.

Tamanho do ovo

Muitas vezes não encontramos uma explicação do por que o ovo é grande ou não, isso pode ser por causa da idade da galinha, já que quanto mais velha é a galinha mais chances existem de que o ovo seja maior.

Quanto pode durar um ovo?

Na clara do ovo também tem vitaminas, mesmo que 90% do seu peso corresponda à água.
Na clara do ovo também tem vitaminas, mesmo que 90% do seu peso corresponda à água.
O ovo pode ser consumido quando se desejar, sempre e quando isto não sobrepasse as dez semanas, pois depois deste tempo é melhor não consumir este alimento.

Podemos lavar os ovos?

Não é recomendável, já que estas práticas danificam a casca, que atua como barreira para a entrada de microorganismo que podem danificar o produto e provocar doenças. Se precisar, lave-os, porém faça-o antes de prepará-los, para assim evitar qualquer alteração.

Posso comer o ovo se ele apresentar rachaduras?

Não é muito recomendado, já que estas rachaduras permitem a passagem de microorganismo que podem provocar doenças. Em certos casos as rachaduras podem ser tão pequenas que não percebemos, por isso temos que prestar muita atenção quando vamos consumir os ovos, assim evitaremos problemas.

Lembre-se

Comer um ovo a mais em nossa dieta alimentar não causaria nenhum efeito negativo no nosso organismo, somente tenha em mente a maneira de prepará-lo, pois é essa maneira que pode nos trazer algum problema. Um fiel exemplo seria: um ovo cozido versus ovo frito em manteiga. Qual você acredita que causaria mais problemas? Obviamente o segundo. Não se abstenha de consumir um delicioso ovo no café da manhã, mas cuidado com o excesso de frituras.

0 comentários:

Postar um comentário